Curso de Biofeedback Cardíaco

Curso de Biofeedback Cardíaco
São Paulo, 24 de novembro de 2018

Público alvo

Psicólogos, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, parteiras e doulas, terapeutas holísticos, coaches, educadores físicos, pesquisadores e demais interessados.

 

Veja, abaixo, como o Biofeedback pode auxiliar cada profissional:

 

Psicólogos: o Biofeedback pode ser utilizado durante as sessões de psicoterapia, possibilitando ao paciente tornar-se consciente de como seus processos mentais afetam o corpo e o seu bem estar. Também pode ser de grande auxílio para pacientes com transtornos psicológicos, como ansiedade, depressão, fobias, TEPT e outros quadros e situações que envolvem sofrimento psíquico. Nesses casos, o Biofeedback possibilita o aprendizado sobre como acessar e utilizar recursos internos para se equilibrar nos momentos de crise fora do consultório.

Médicos: aqueles que lidam com doenças relacionadas ao estresse, podem disponibilizar aos seus pacientes sessões de Biofeedback em suas clínicas para que eles aprendam a regular sua fisiologia em momentos de vida desafiadores. Os dados registrados no software podem também servir à função de diagnóstico sobre o funcionamento autonômico do paciente.

Fisioterapeutas: na Fisioterapia Respiratória, o biofeedback é extramente útil em auxiliar o paciente no aprendizado da respiração diafragmática no ritmo adequado para promover o melhor funcionamento fisiológico. É também de grande utilidade como ferramenta para auxiliar no tratamento de problemas físicos relacionados ao estresse. Os dados registrados no software podem também servir à função de diagnóstico sobre o funcionamento autonômico do paciente. 

Terapeutas Ocupacionais: o Biofeedback pode auxiliar na reabilitação de indivíduos, na prevenção e no tratamento de transtornos mentais e físicos relacionados ao estresse. 

Parteiras e Doulas: na assistência humanizada à gestação e ao parto, o Biofeedback pode ser de grande auxílio. Durante o pré-natal, parteiras e doulas podem disponibilizar sessões às gestantes para facilitar o aprendizado da respiração correta, que promove o equilíbrio de todas as funções fisiológicas. Isso reduz consideravelmente o nível de estresse, favorecendo uma gestação saudável e servindo como recurso no momento do parto, proporcionando o equilíbrio das funções fisiológicas. O Biofeedback também pode ser utilizado para diagnóstico do funcionamento autonômico e do nível de estresse da gestante e da parturiente, possibilitando às profissionais pensar em estratégicas para redução do estresse.

Terapeutas Holísticos: o Biofeedback auxilia o terapeuta holístico na prevenção e tratamento de doenças agudas e crônicas relacionadas ao estresse. É útil para auxiliar o paciente a tornar-se consciente de seus processos internos, mentais, emocionais e físicos. Também possibilita que o paciente aprenda a acessar e a utilizar seus recursos internos, através de várias técnicas terapêuticas que podem ser autoaplicadas, para se autorregular nas situações de vida desafiadoras.

Coaches: o Biofeedback possibilita que o cliente desenvolva habilidades de autogestão do estresse e das emoções, o que garante saúde e bem estar para a realização de quaisquer objetivos pessoais e de carreira.

Educadores Físicos: na promoção da saúde e no treinamento de atletas que buscam alta performance no esporte. O Biofeedback possibilita ao praticante regular e alinhar suas funções fisiológicas, de modo a garantir o melhor desempenho físico.

Pesquisadores: o sistema de Biofeedback pode ser utilizado como intervenção terapêutica em pesquisas ou como instrumento de medição e avaliação da eficácia de outras intervenções terapêuticas, através da análise da Variabilidade da Frequência Cardíaca.

Informações: Instituto de Ciências Integrativas (19) 996583161 contato@ici.eco.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos Crie seu evento aqui